3 de abril de 2019

Moralismo Imoral

Jornal O Estado do Maranhão



As instituições de Estado do Brasil, essenciais para nossa vida como nação, encontram-se em grande parte desacreditadas hoje em dia. Contudo, a democracia brasileira precisa de aperfeiçoamento, não de fechamento. Não faz sentido, portanto, o grito “fechem o Supremo”. O Tribunal foi fechado em 1964, mas as palavras de ordem política eram outras. Ouvia-se “Abram o Supremo”.

Esse grito ditatorial, leva-me a um excelente artigo saído na imprensa local há poucos dias, cujo título é “Lava-Jato e os guardiães: nem a pau, Juvenal”, de autoria de Gabriel Machado, vice-presidente do Instituto Observatório e Cidadania. Pergunta Gabriel, com pertinência, quem vigia os vigias, entre eles Dallagnol, o fanático religioso de romance de Dostoiévski, ao falar da tentativa da força-tarefa da Lava-Jato, de criação de uma fundação de direito privado, a ser gerida por seus próprios membros, com o fim de administrar recursos provenientes de multas impostas à Petrobrás por atividades ilícitas até mesmo nos Estados Unidos.

O Procurador-Sol da Lava Jato, dá a impressão de se considerar um déspota esclarecido. Quase chega a declarar “l´état c´est moi”: 1) ao exigir do Supremo decisões de sua preferência; 2) ao virar procurador contra imperativo da lei; 3) ao receber auxílio moradia, mesmo tendo imóvel em Curitiba; 4) ao desafiar a autoridade do STF e ainda exigir respeito a ele. Quem deu afinal a esse currículo não tão honesto o trono de czar do Brasil? 

Falta a ele e a seus companheiros a consciência da importância dos seus cargos e das consequências de seus atos. Eles deveriam voltar a Max Weber, a fim de ser reapresentados à ética da convicção, aquela da ação moral do indivíduo. Esta não deve ser alcançada a ferro e fogo, sejam quais forem seus custos para a sociedade. Exemplo disso é a pauta única da força-tarefa, mesmo ao preço da insolvência material e financeira do país. Poderiam ser apresentados também à ética da responsabilidade, relativa à ação moral do governante, cuja aplicação visa ao bem-estar de todos. 

É preciso entender que o principal instrumento de governo é a política. Se Bolsonaro vai trombar com o presidente da Câmara, ou, ao contrário, Maia resolver trombar com Bolsonaro, então pode não haver remédio e nossa doença se agravar, caso não haja boa-fé para o diálogo, essência da política; ou alternativamente a Reforma será, com certeza, um rato parido pela montanha, uma não Reforma.

O que é mais importante agora, a Reforma ou a moralização dos costumes? Esta última é um objetivo a ser trabalhado um pouco mais adiante. A Previdência, não, tem de ser feita agora ou não haverá pauta moral nenhuma a ser implantada. A pauta alternativa, será a do todos contra todos – hobbesiana. Aí os mais fortes e em posições privilegiadas aumentarão seu poder.

O moralismo não pode se constituir em agenda única. É preciso ter convicções, sim, mas é preciso, mais ainda, ter responsabilidade com o país. Podemos talvez moralizar o Brasil, mas teremos no fim uma economia despedaçada, com choro e lágrimas dos pobres. (Existe algo mais imoral?). Eles e suas famílias já sofreram do mal do desemprego antes, situação degradante, como resultado de políticas econômicas do PT. Desejamos repetir tal drama?

Ainda fabricaremos uma grande nação de miseráveis honestos?

Nenhum comentário:

Machado de Assis no Amazon