13 de outubro de 2013

Texto do advaogado Carlos Nina postado no facebook





Carlos Nina, advogado e ex-presidente da OAB-MA, ex-promotor e ex-juiz


Aos condenados da Lagoa da Jansen
13 de outubro de 2013 às 21:18

Em razão dos artigos que escrevi e publiquei, inclusive nesta rede, sobre os abusos que têm atormentado os residentes na Lagoa da Jansem, em São Luís, tenho sido procurado para saber o que pode ser feito contra isso. Tenho dito que não adianta esperar que o Poder Público faça alguma coisa, pois o que está fazendo é contra os moradores da área, quer pela omissão, quer pela conivência. Ou os moradores reagem ou o bairro perderá - se é que ainda não perdeu - a paz e a tranquilidade, além da segurança, que já é precária. Com o que está sendo promovido na área, a segurança estará cada vez mais comprometida. Daí à desvalorização da área e dos imóveis é só uma questão de tempo. Sugiro, portanto, que os interessados procurem reunir-se para discutir opções, ou, se quiserem viver em paz, procurem outro lugar. Como diz o ditado popular, os incomodados que se retirem, porque o Poder Público não está nem um pouco preocupado com as tragédias que poderão acontecer em razão dos conflitos que a situação poderá causar.

Enquanto eu mesmo não mudar, com minha família, estarei disposto a colaborar com aqueles que quiserem reagir. Até porque o que está acontecendo na Lagoa da Jansem já aconteceu em outros lugares e pode acontecer até nos lugares para onde se queira ir, no futuro. Tudo porque as pessoas não reagem e a ganância de quem detém o Poder não tem limites, não respeita ninguém.

As manifestações que recebi sobre o último artigo são desanimadoras. Não há uma só mensagem de esperança ou de confiança no Poder Público. Ao contrário. Contudo, reitero a lembrança da luta de Lino Moreira, na Penísula da Ponta d'Areia. E ele está disposto a colaborar na luta dos que, na Lagoa, quiserem reagir. Penso que a experiência dele será muito valiosa para os interessados.

Nenhum comentário:

Machado de Assis no Amazon