28 de julho de 2013

Djalma e Dominguinhos

Jornal O Estado do Maranhão

          Um dos melhores jogadores de todos os tempos acaba de falecer. Quem conhece um pouco da história do futebol brasileiro pode avaliar a importância para o Brasil de Djalma Santos e de muitos de sua geração, não apenas na arena futebolística, mas da nossa autoidentificação como povo.
          Antes de 1958, houve cinco Copas do Mundo. Nas de 1930 e 1934, tínhamos equipes fracas por causa, principalmente, das desavenças entre paulista e cariocas na hora de formar a Seleção: o bairrismo impedia a escolha dos melhores. Em 1938, terminamos em terceiro lugar e tivemos o artilheiro da competição, Leônidas da Silva. Ele era conhecido como Diamante Negro e deu a um chocolate ainda produzido este nome. Na Copa seguinte, de 1950, nosso time era excepcional, mas perdemos de 2 a 1 do Uruguai em partida em que fizemos o primeiro gol e um empate apenas nos faria campeões. Em 1954, na Batalha de Berna, assim chamada pela imprensa a partida contra a Hungria, o bicho-papão da Copa, fomos eliminados.
          Assim, chegamos à de 1958, na Suécia, com o sentimento de ser impossível ganhar a competição algum dia. Se não tínhamos vencido nem em casa! Lembro perfeitamente – eu tinha 10 anos de idade – do descrédito da seleção, ainda mais levando um garoto de 16 anos, a completar 17 em pouco tempo, conhecido de não muitos. Anos depois vim a ler uma famosa frase de Nélson Rodrigues: “Terminou o exílio da seleção. O Brasil partiu rumo à Suécia”. O complexo de vira-lata do brasileiro, de que ele falava, era bem real. Pouca gente acreditava no time e no país.
          Fomos campeões, oferecendo ao mundo magníficos espetáculos. Djalma Santos, jogador da Copa de 1954, conhecedor do gosto ruim da derrota, foi eleito o melhor jogador do torneio em sua posição, apesar de ter jogado só a última partida, no lugar de De Sordi, contra os anfitriões. Ele viria a jogar ainda nas Copas de 1962, quando nos tornamos bicampeões, e 1966. Em 1963, foi o único brasileiro a fazer parte da seleção da FIFA a jogar contra a Inglaterra em Wembley. Em várias pesquisas ele foi eleito o melhor lateral direito de todos os tempos do mundo. Recebeu o prêmio Belfort Duarte, dado aos jogadores com ao menos duzentos jogos oficiais sem sofrer expulsões durante no mínimo dez anos.
          A geração bicampeã (1958/1962) ajudou a derrubar o vira-latismo brasileiro, junto com a implantação da indústria automobilística no governo JK, o Cinema Novo, a eclosão da bossa nova, etc., fazendo um bem danado ao país.
          Ele se foi levando suas duas estrelas de campeão do mundo, mas deixou uma via-láctea de exibições elegantes e geniais das quais os brasileiros podemos nos orgulhar.
          Outra grande perda brasileira foi a do nordestino de Pernambuco, Dominguinhos. Ele não era apenas um bom compositor e, às vezes, cantor de suas próprias composições. Era arranjador e virtuose da sanfona. Convidado por Luiz Gonzaga, foi para o Rio de Janeiro, onde seu conterrâneo já estava, e passou a fazer parte do grupo que acompanhava o Rei do Baião.
          Quem se detiver a ouvir com cuidado o som de sua sanfona não deixará de perceber a sofisticação de suas harmonias vindas de sua aproximação com a bossa nova, mas não só dela, também do jazz, do choro (o jazz brasileiro), da música pop e de algumas variantes da MPB. Veja-se como exemplo desse contato sua parceria com Gilberto Gil, autor da letra de Abri a Porta. Gil gravou ainda um dos maiores sucessos de Dominguinhos, Eu só Quero um Xodó.
          Por suas origens em Garanhuns e por sua história familiar e de vida, ele levou o baião, o xaxado e forró um passo adiante de onde os deixou Gonzagão, mesclando-os com os elementos trazidos daquelas outras vertentes musicais de corte mais urbano e universais mencionadas acima, tanto que ganhou o Grammy Latino de música de 2007. Clássicas tornaram-se muitas de suas canções. Fez música-música, nordestina, brasileira e global.  
           Esses dois artistas deram contribuição decisiva para nos convencer de quantos talentos temos entre nós. Quantos mais não se desperdiçam por falta de oportunidades? Quantos deixam de vir à luz? Quantos?

Nenhum comentário:

Machado de Assis no Amazon