6 de abril de 2008

Caudilhismo

Jornal O Estado do Maranhão

Cuba tem, a Venezuela tem, o Equador também, a Argentina adquiriu um exemplar recentemente e há mais candidatos a caudilho por toda a América do Sul, região com história de ditadores bufões levados nos braços do povo e elevados ao poder como salvadores da nação. “Será que nunca faremos senão confirmar/A incompetência da América Católica/Que sempre precisará de ridículos tiranos”, como perguntou Caetano Veloso na sua canção Podres Poderes?
Não poderia o Brasil também ter o seu? Pode ser fora de moda, pode ser compreensível em povos “em desenvolvimento”, no dizer preconceituoso de alguns cientistas sociais, pode ser, até, se quisermos adotar um critério estético de julgamento, cafona e, ainda, constrangedor aos olhos de uma Europa que, em outras circunstâncias se curva, como de costume, humildemente ao Brasil, pode ser coisa de gente sem cultura política ou cultura de tipo nenhum, ansiosa para se aproveitar do poder. Mas, seja como for, é, acima de tudo, imoral.
E se o povo quiser? Comecei a pensar no assunto depois da declaração do Vice-Presidente, José Alencar (por favor, companheiros, não confundi-lo com o grande romancista cearense): "O Lula deseja fazer o seu sucessor. Mas eu digo para você que, se perguntarem aos brasileiros, o que os brasileiros desejam é que o Lula fique mais tempo no poder". Eu, brasileiro, não desejo nem o continuísmo de Lula nem de qualquer outro, por ferir o princípio da alternância no poder, essência da democracia sem adjetivos. A declaração de Alencar não está longe da verdade, se por verdade entendermos os resultados de pesquisas de opinião, que são voláteis e mudam tão depressa quanto o PT mudou depois de sua chegada ao Planalto. Se for para governar e estabelecer ou alterar regras de funcionamento do jogo político legítimo de acordo com os humores cambiantes das pesquisas, seguindo os inevitáveis altos e baixos da conjuntura econômica, o melhor então seria usá-las como mecanismo ideal de expressão da vontade dos cidadãos e expurgar o país das obsoletas eleições diretas.
Pode-se perguntar: Se a popularidade de Lula caísse, seria legítimo interromper o mandato dele? Valeria o “Fora Lula”, ressurreição do “Fora FHC”? A regra manca só valeria para quando o presidente em exercício estivesse bem nas pesquisas?
Em qualquer democracia moderna de verdade, as declarações do vice-presidente levariam a um processo de impeachment imediato. Só um Cândido voltairiano acreditaria na espontaneidade das declarações e no desconhecimento por Lula dos movimentos de Alencar. Como parte da encenação, o presidente, em mais uma de suas tiradas pitorescas, acaba de se definir como o “o cidadão mais cansado de eleição”. Cansado fisicamente de sucessivas eleições ou de eleições em geral, sendo melhor neste caso acabar com elas e mandar fazer pesquisas para saber a vontade dos eleitores?
Não falo da influência na popularidade de Lula do bolsa-tudo, instrumento de fácil manuseio, aperfeiçoado com o objetivo de ganhar, como ganha, a eterna e barata gratidão dos eleitores pobres, e varinha de condão da popularidade de Lula. Tem apenas entrada, sem porta de saída, como em toda ratoeira, tudo em prejuízo de investimentos na infra-estrutura do país, na educação, tão necessitada de uma revolução a fim de melhorar sua péssima qualidade, no sistema de saúde pública em frangalhos. E, no entanto, esse truque, esse populismo moderno, de alto rendimento eleitoral no curto prazo, é, mais à frente, prejudicial à economia e, por isso mesmo, a todo mundo, ricos e pobres.
As elites brasileiras responsáveis têm o dever de se opor ao terceiro mandato de Lula. Manipulado, o povo não se oporá e até aplaudirá com entusiasmo. Não precisamos de mais tipos como Chávez en nuestra incompetente América Católica.

Nenhum comentário:

Machado de Assis no Amazon